As tendências de SEO em 2019 seguem uma evolução lógica que está diretamente ligada a todas as atualizações que o algoritmo do Google sofreu nos últimos anos.

Desde quando começaram a surgir blogs e blogueiros que a preocupação maior e diária de quem trabalha na internet é o SEO para conseguir ranquear sites e página na primeira página do Google.

Atualmente sabe-se que existem pelo menos 200 critérios que os algoritmos consideram, mas pouquíssimas pessoas no mundo sabem ao certo quais são todos eles.

É por isso que até mesmo grandes profissionais de SEO dizem que otimizar um artigo, ou uma página é um trabalho de teste e também de erro e acerto.

Justamente por causa dessas pessoas destemidas que fazem vários testes é que hoje sabemos pelo menos algumas coisas que o algoritmo considera como importantes para o SEO.

Dentro de uma lista de 200 itens, conhecer uns 15 ou 20 pode ser considerado uma vitória já que esses elementos são guardados a um milhão de chaves pela empresa.

5 Tendências de SEO em 2019 Para Implementar em Sua Estratégia

Tendências de SEO em 2019

Conforme o tempo passa e os algoritmos são atualizados, as práticas de SEO mudam um pouco para se adaptarem às novas necessidades do mecanismo de busca.

Veja abaixo 5 tendências de SEO que serão evidentes em 2019 e comece a implantar isso em seu negócio.

1 – Experiência do Usuário

O Google é um prestador de serviços e por isso o que realmente importa para ele é a experiência do usuário em sua plataforma. Isso vai muito além de só ter um conteúdo relevante, mas também implica em páginas carregando rapidamente, textos fáceis de ler e entender, links de saída para que ele não precise dar esc para sair da página.

O conjunto de ações que levem o usuário do Google a uma experiência mais prazerosa precisa ser implantado em todas as páginas que desejam aparecer na primeira página do resultado das buscas.

2 – Mecanismo de Respostas

Uma das tendências de SEO em 2019 que mudará a forma de produzir conteúdo é a otimização para os mecanismos de respostas.

Não, a frase não está errada. Hoje em dia as pessoas não usam mais palavras chave para fazer buscas, mas sim perguntas.

Assim, produzir conteúdo respondendo as perguntas principais dos usuários é a melhor maneira de se posicionar bem para determinadas palavras chave.

Para fazer isso é importante usar ferramentas como Answer the Public que desmonta a busca de palavras chave em tópicos e também prestar atenção no que aparece na seção “as pessoas também procuram” que fica logo no final da primeira página do resultado de buscas do Google.

3 – Autoridade

Aumentar o reconhecimento da marca/produto/serviço será muito importante dentro das tendências de SEO em 2019. Essa dúvida pairava nos profissionais desde 2017 e se confirmou em 2018 e continuará sendo muito relevante em 2019.

O chamado – EAT (Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness), ou em bom português experiência, autoridade e confiabialidade fazem parte da maneira em como o Google faz a análise de uma página e seu conteúdo.

Por isso potencializar os esforços para construir autoridade e reputação de marca/produto/serviço é fundamental para ranquear bem.

4 – Busca por Semântica

Todo mundo que produz textos para o Google sabe que é preciso colocar palavras chave de forma estratégica dentro desses textos, afim de ter uma chance de ser encontrado pelas buscas dos usuários.

Com o algoritmo chegando muito perto de uma inteligência artificial, a repetição de uma mesma palavra chave deixa de ser efetiva, dando lugar ao uso de palavras diferentes que signifiquem a mesma coisa (semântica).

Ou seja, hoje o robô é capaz de ler um texto e reconhecer quando ele está mesmo falando de um determinado assunto e não apenas utilizando um estufamento de palavras chave para ranqueamento.

Com isso, sites com menor autoridade de página, e poucos conteúdos em blogs podem aparecer na frente de grandes portais no resultado das buscas, apenas pela qualidade do seu conteúdo ser mais interessante para o usuário.

Por outro lado, repetir consistentemente a mesma palavra chave, pode mostrar ao algoritmo um exagero e causar uma penalização do site em questão.

5 – Link Building

Desde sempre os profissionais de SEO mais experientes indicam que a quantidade de links externos ainda é fator predominante para o ranqueamento de páginas.

Assim, quanto mais links externos seu site possuir mais chances ele tem de aparecer nos primeiros lugares das buscas.

Porém, com a evolução do algoritmo o Google está ficando mais inteligente em reconhecer links que são spam e também os links que não são naturais (PBN´s, web 2.0).

Assim, além de possuir links relevantes apontando para seu site é importante que esses links sejam reais, ou sua página poderá desaparecer da internet a qualquer momento.

Agora que você viu quais são as principais tendências de SEO em 2019, está na hora de começar a implantar essas mudanças/melhorias em suas estratégias de SEO on e off page.

Tendências de SEO em 2019 [VÍDEO]

 

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