Saber como fazer otimização de sites é a forma mais segura para garantir que o conteúdo que publica chegará na primeira página de resultados do  Google.

Quando se começa a trabalhar com blogs dentro do marketing digital, é preciso se preocupar em como o público pensa, encontrar as palavras que ele usa para resolver seus problemas e focar o conteúdo em cima dessas  pesquisas.

Muito se engana e erra quem deixa de tentar otimizar, nem quer for o mínimo, o conteúdo de suas páginas, pois com os constantes avanços dos algoritmos dos mecanismos de busca, quase todo tipo de página pode aparecer em  primeiro lugar.

O QUE É SEO?

Como Fazer Otimização de Sites com SEO

Aprenda Como Fazer Otimização de Sites com SEO

A sigla refere-se ao termo em inglês Search Engine Optimization, que pode ser traduzido para o português como Otimização para os mecanismos de busca. Mecanismos de busca são as plataformas de pesquisa, onde as pessoas entram para procurar o que desejam.

A maior delas é o Google, e ainda temos o Bing e também o Yahoo, esses últimos menos usados, mas que também são importantes para as estratégias de marketing de qualquer empresa.

Otimização significa deixar ótimo, ou seja, fazer com que o conteúdo do seu blog, Canal do Youtube e até mesmo das redes sociais obedeça aos critérios de ranqueamento exigidos, principalmente pelo Google que é o buscador mais importante.

Mas, como fazer otimização de sites da maneira correta? Quais são esses critérios que fazem o Google escolher os sites que aparecerão na primeira página?

Falando realisticamente os critérios que o Google usa para ranquear um site podem chegar perto dos 200 itens, ninguém sabe com certeza.

Mas, segundo estudos, testes e pesquisas que foram feitos por grandes empreendedores digitais (principalmente americanos), hoje conhecemos alguns desses itens, e é justamente esses que você precisa otimizar.

Como Fazer Otimização de Sites – 10 Ítens Mais Importantes

Se você trabalha com blog na plataforma WordPress deve ter instalado o plugin de SEO da Yoast.

Se não instalou, recomendo fortemente que faça isso, pois ele ajudará a manter seus artigos sempre dentro dos melhores parâmetros de otimização.

Abaixo estão listados 10 pontos principais do chamado SEO onpage (na página) e que você precisa providenciar cada vez que colocar um artigo novo no blog:

1 – Palavra Chave Principal

Não adianta escrever um texto incrível se ele não possuir uma palavra chave que seja relevante para seu nicho de mercado. Sempre faça pesquisa de palavras chave para criar seu conteúdo, defina uma que será a principal e depois coloque as outras secundárias espalhadas pelo texto conforme fizerem sentido no texto.

Essa é a primeira regra básica para quem quer aprender como fazer otimização de sites.

2 – Quantidade de Palavras Chave

Depois que escolheu qual será a palavra chave principal é importante repeti-la ao longo do texto um certo número de vezes.

O indicado é ser entre 0,5 a 1,5% do texto, assim em um texto de 1000 palavras deverá repetir entre 5 e 15 vezes sua palavra chave principal.

3 – Facilidade de Leitura

Facilite a Lentura de Artigos na Otimização de Sites

Para que o texto fique fácil de ler, é importante dividi-lo utilizando as estruturas de separação H2, H3, H4, conforme for necessário e conveniente.

Isso ajudará para dividir os tópicos do assunto e também para o leitor ter uma experiência agradável em seu site.

4 – Links de Saída

Sempre coloque um link de saída em seus textos, assim as pessoas não precisam clicar no ESC, nem fechar a página para sair do seu blog.

Utilize sites de grande relevância para fazer esses links, como os grandes portais wikipedia, terra, UOL, G1 e outros.

Procure não mandar o leitor para blogs de concorrentes seus, assim não corre o risco de perder uma lead, ou até mesmo um comprador.

5 – Links Internos

Também crie um link que seja de algum conteúdo que você já tem dentro do blog.

Isso é um dos recursos de como fazer otimização de sites, e é realizado para que haja uma ligação entre os assuntos, ajudando o leitor obter o máximo de informações possíveis sem sair do seu site.

6 – Locais Estratégicos

Sua palavra chave principal precisará aparecer em locais específicos para que o Google lhe dê relevância.
Assim é importante coloca-la no título, em qualquer lugar da primeira linha do texto, dentro de uma das tags de separação (H2, H3, H4), no título SEO, na descrição, na url, na tag alt das imagens.

7 – Imagens

É imprescindível colocar imagens nos seus artigos. Sempre salve suas imagens usando a palavra chave e também coloque essa palavra chave na tag alt das imagens.

8 – Título SEO

O título SEO é aquele que aparece quando nos resultados dos mecanismos de busca. Aqui é necessário que a palavra chave apareça logo no começo.

9 – Descrição

A descrição do artigo que é aquele pequeno texto que aparece logo abaixo do título nos resultados das buscas, também precisa conter a palavra chave principal.

10 – URL amigável

Normalmente os artigos no WordPress ficam com a url do tipo: nomedoblog.com/nome-do-artigo/.

Quando se escreve um título muito grande é necessário cortar uma parte (sempre procurando manter o máximo da palavra chave) para criar um link amigável para os visitantes.

Sempre que criar um conteúdo novo preste atenção e atenda esses 10 itens que são os básicos para uma boa otimização para os mecanismos de busca.

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